Em entrevista a Júlia Pinheiro na tarde desta quinta-feira, a atriz Sofia Ribeiro fez uma revelação chocante: foi vítima de violência doméstica.
“É muito difícil viver com esse medo. Às tantas as coisas escalam para um nível que nós não sabemos onde é que elas vão acabar e não reconhecemos aquela pessoa por quem nos encantámos inicialmente“, desabafou a atriz.
Sofia Ribeiro relata que os sinais não eram claros, mas desde o início da relação sentia que algo estava errado. “Normalmente estas pessoas são extremamente encantadoras, não só para nós, mas para as pessoas à nossa volta“, explica.
A vergonha de falar com amigos e familiares era grande, devido à imagem encantadora que o agressor projetava para o exterior. “As pessoas chegavam-me a dizer ‘não achas que estás a exagerar? Não achas que o problema é teu? Que estás demasiado exigente? Ele é um príncipe encantado, ele ama-te’“, contou.
A atriz admite ter passado por “situações bastante difíceis, assustadoras, ao ponto de ter que fazer queixas na polícia“.
O relato de Sofia Ribeiro serve como um alerta para a gravidade da violência doméstica, um problema que afeta milhares de mulheres em Portugal. É importante que as vítimas se sintam amparadas e encorajadas a denunciar os seus agressores.
Se está a passar ou conhece alguém que esteja a passar por uma situação de violência doméstica, procure ajuda.
Linha Telefónica de Informação às Vítimas de Violência Doméstica: 800 202 148