A receita de borrego assado no forno de Joana Barrios é deliciosa
No meio de grandes pesquisas de iguarias e receitas de sonho, somos sempre surpreendidos pelas criações de Joana Barrios, que nunca nos falhou, fosse em criatividade ou em sabor.
Escolhemos a sua receita de borrego assado no forno e ficámos fãs… Importante referir que não é uma receita fácil, mas obrigatória para os mais aventureiros e fãs deste prato, cuja receita partilhamos abaixo:
“Podem mudar as cores e os cortes de cabelo, mas até hoje o meu prato favorito ainda não mudou: BORREGO ASSADO NO FORNO. A minha versão favorita é no forno a lenha da casa dos meus pais. Já o fiz no @24kitchenpt , aqui para o Instagram a pedido da @aeg.portugal , em programas com a Cristina e o Cláudio e mil vezes aqui em casa. De uma dessas mil vezes cá de casa, o @carlospintophoto decidiu experimentar as luzes e a linguagem do que viria a ser a do À LA BARRIOS. Que a gente não dá ponto sem nó. Apesar de estarmos a experimentar uma novíssima versão de Páscoa este ano, aqui fica:
Ingredientes
1 perna ou 1 mão de borrego
1 cabeça de alhos
2 copo de vinho branco
1 colher de sopa de pimentão doce moído
2 colheres de sopa de banha de porco
2 colheres de sopa de manteiga
8 a 12 batatinhas novas
1 cebola
Alecrim fresco a gosto
Azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.
500gr de espigos
Preparação
Comece por temperar a carne com uma mistura que irá fazer da seguinte forma: coloque meia cabeça de alhos descascados, metade da quantidade do vinho branco, sal, pimentão, a banha e a manteiga, ambas à temperatura ambiente, no copo da varinha mágica. Barre bem a carne, que ficará de pose de um dia para o outro, idealmente.
Lave muito bem as batatas e corte-as em quartos. Deixe as batatas de molho em água a ferver com um punhado de sal até que sejam utilizadas no assado, para amaciar.
No fundo de um tabuleiro, deite um fio de azeite generoso e faça uma caminha com uma das cebolas cortada ás rodelas fininhas. Pouse a carne nessa cama e, á sua volta, disponha então as batatinhas devidamente escorridas.
Cubra o assado com o resto dos ingredientes da marinada, retempere-o e leve-o ao forno durante cerca de 2 horas em lume médio, para não queimar nem afoguear. O assado melhora substancialmente quando a cozedura é mais lenta. Não se esqueça de ir regando e vigiando o assado, para a suculência extra!
Para tratar dos espigos, retire-lhes os talos, coloque numa taça e verta água a ferver para os escaldar durante 3 minutos.
Numa frigideira, coloque o resto do alho picado, os espigos escorridos e um fio de azeite e salteie durante cerca de 5 minutos. Sirva!”