Maria Botelho Moniz foi mãe do seu primeiro filho…
Maria Botelho Moniz, reconhecida como uma das melhores apresentadoras em Portugal, deu à luz pela primeira vez em novembro de 2023, ao bebé Vicente. Maria, que conduzia as manhãs da TVI ao lado de Cláudio Ramos, viu-se temporariamente substituída por Cristina Ferreira durante a sua licença de maternidade. No entanto, após o seu regresso, Maria perdeu o seu lugar na apresentação do programa.
A revista ‘Activa’ destaca que “o desequilíbrio entre maternidade e carreira continua bem presente na sociedade“, evidenciando assim um problema que persiste.
Maria Botelho Moniz desfrutou de quatro meses de licença de maternidade e voltou ao trabalho na passada segunda-feira, 18 de março, integrando a equipa do “Big Brother – A Escolha”, no horário da tarde.
A revista ‘Activa’ publicou um artigo em seu site sobre este alegado “castigo” a Maria Botelho Moniz: “No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, os exemplos continuam a evidenciar a desigualdade entre homens e mulheres, especialmente no local de trabalho”, afirma a publicação.
“(…) O afastamento de Maria Botelho Moniz das manhãs não foi justificado publicamente, o que gerou uma onda de críticas nas redes sociais e voltou a alertar para o alegado ‘castigo’ infligido às mulheres quando decidem ser mães“, acrescentou a revista.
A ‘Activa’ lembrou também o caso da futebolista islandesa Sara Gunnarsdóttir, que “foi deixada de receber salário pela equipa francesa do Lyon quando anunciou a sua gravidez“. Este caso foi levado a tribunal e os direitos da futebolista foram reconhecidos.
“A verdade é que, em pleno século XXI, o desequilíbrio entre maternidade e carreira continua bem presente na sociedade”, concluiu o artigo.