A apresentadora da TVI falou no assunto…
Mafalda Castro foi a mais recente convidada do podcast Debaixo da Língua, conduzido por Rui Maria Pêgo. Numa conversa descontraída, a comunicadora deu a conhecer melhor o seu lado pessoal e desabafou sobre a doença da mãe, que sofre de esclerose múltipla.
“Acho que me ensinou medo, verdadeiramente. Aquela coisa de que não acontece só aos outros eu acho que isso temos todos noção, mais ou menos. Claro que é mais real quando nos bate à porta, mas acho que todos temos noção disso. Medo e a coisa de não planearmos é com isso que eu lido sempre”, começou por contar.
Por se tratar de uma doença degenerativa e sem cura, Mafalda Castro refere que é tudo muito “incerto”. “Nunca sei como é que ela vai estar, nunca sei como é que vai ser esta semana e a próxima e hoje e isso fez-me medo e pensei sempre: ‘Eu não mereço, porque eu sou filha única’. Por que motivo tinham de ser os meus pais? Mas toda a gente sente isso, de certeza. Eu não mereço, ela não merece”, notou.
A comunicadora fez saber ainda que, atualmente, a progenitora está “bem, dentro do possível”. “Claro que tem algumas limitações por causa da doença dela, é vivermos com isso e parece que normalizamos quase essas limitações, mas tu tens sempre medo”, referiu.
“Esta doença pode desenvolver-se em qualquer sítio do corpo. É autoimune, ou seja, o teu próprio sistema imunitário está contra ti e é assustadora nesse sentido. Pode acontecer qualquer coisa, tudo o que podes imaginar: podes ficar sem ver, sem andar. Não dá para prever […] Há uma medicação que controla alguns surtos, ou seja, a minha mãe tem menos surtos com esta medicação. Ainda bem que tem corrido bem, já experimentou várias, mas é muito assustador por causa disso”, rematou.