Joana Amaral Dias não hesitou em intervir na defesa dos pagamentos em dinheiro vivo
O fenómeno de vários estabelecimentos começarem a não aceitar pagamentos em numerário começa a afectar uma larga franja da população além de que esta é a única forma de garantir a inclusão de todos aos seus olhos.
A psicóloga, com forte presença nas televisões nacionais fez uso das suas redes sociais para mostrar a sua convicta motivação e contrariar este movimento e defender desta forma todos.
Joana Amaral Dias quer levar a petição ao Parlamento, para que seja aprovada em assembleia e como tal garanta multas a todos os estabelecimentos que inibam o pagamento em numerário.
Nas suas palavras, foi bastante assertiva e convicta das vantagens do seu argumento, bem como da necessidade de garantir a liberdade de todos:
“Só o dinheiro físico garante privacidade e anonimato. Só o numerário garante a inclusão de todos e não se eclipsa entre taxas electrónicas. So ele garante valor em catástrofes e ciberataques. Só as notas e moedas te protegem de te irem à conta para te controlar, como aconteceu recentemente no Brasil e no Canadá. Só o dinheiro físico te dá liberdade. Defende-o! ?? , assina e divulga esta petição para que o parlamento imponha multas e coimas a todos os estabelecimentos – públicos ou privados – que recusem pagamentos em dinheiro vivo ??”