O polémico Chef Ljubomir, adorado por muitos e odiado por outros quantos é sem dúvida um nome de referência no que toca a gastronomia.
Se há coisa que ninguém lhe pode apontar o dedo, são as suas capacidades gastronómicas de identificação dos melhores produtos, confecção, criatividade, rigor e execução que acabam por terminar numa explosão de sabores reconfortantes para todos os gostos.
O Chef resolveu presentear os seus fãs com a receita de pizza-naan após uma chuva de pedidos.
Fiquei aqui com a partilha do Chef e não deixe de testar os seus dotes culinários: ”
A pedido de várias famílias, eis a receita da pizza-naan (ou nham, como disse e bem a @lauranpatricio?)
Para a massa:
Misturar 600g farinha tipo65 fina + 400g farinha biológica;
250g iogurte natural tipo grego;
100ml de espumante ou cerveja;
150ml água quente;
1 chávena café de azeite;
Sal qb;
70g massa-mãe ou 3 colheres de sopa rasas de fermento em pó;
Mistura-se tudo e bate-se a massa na velocidade 2 durante 7 minutos e, de seguida, na velocidade máxima, durante 2 minutos até ficar muito fofa (até colar aos dedos). Deixar descansar, no mínimo, durante 3 horas.
O “molho”:
Azeite com manteiga (50/50) fervido com alho picado. Adicionar cebolo (spring onions) ou rama de cebolo e manjericão. Triturar.
Pincelar a massa crua com este azeite temperado e novamente depois de a massa estar assada, antes de colocar recheios/toppings.
O recheio:
O que tiverem no frigorífico ?
Eu coloquei vários tipos de queijo (inclusive requeijão) e tomate-cereja da minha horta na primeira e, na outra, cogumelos. Temperei com oregãos.
Flor de sal por cima e está a andar.
A regra é não haver regras! Usem a imaginação e, sobretudo, os “restos”, as sobras (batata cozida, talos de alho francês, o bife do dia anterior…). Vale tudo menos arrancar olhos ?
Este forno incrível é do @clubebbq”