QUEM ESTA A MENTIR?
A relação entre Érica Silva e André Lopes no Big Brother – Desafio Final tem sido alvo de intensos debates e especulações. Enquanto Érica afirma categoricamente que houve um beijo e mais do que isso, André nega veementemente qualquer envolvimento íntimo entre os dois, jurando pela sua mãe.
A questão sobre se realmente houve um beijo e o que aconteceu debaixo dos cobertores tem sido um tema recorrente, debatido repetidamente ao longo do programa. Na última emissão especial do Desafio Final, realizada na terça-feira, dia 5 de março, os dois concorrentes voltaram a confrontar-se sobre o assunto.
Diante dessa polêmica, Susana Areal, especialista em comportamento humano, analisou o confronto entre os dois concorrentes e ofereceu algumas perspectivas sobre quem poderá estar a mentir. “Não sabemos quem está a dizer a verdade, nem quem está a mentir… Temos sim, sinais (hotpoints) que nos devem fazer investigar mais. O que vemos em ambos”, explicou a profiler.
Com base na sua experiência e conhecimento sobre comportamento humano, Susana Areal lançou luz sobre os sinais e comportamentos de Érica e André, sugerindo que há mais do que apenas palavras para serem consideradas na investigação dessa questão delicada.
Susana Areal apontou de seguida alguns sinais visíveis em Érica, que podem indicar que está a dizer a verdade: “choro verdadeiro, micro expressões de tristeza e nojo enquanto o André nega terem-se beijado ou tocado nas zonas íntimas, dizer que não várias vezes com a cabeça (que pode significar “não acredito”, “não vale a pena””.
O André Lopes: dúvida da sua palavras : “engolir em seco várias vezes, humedecer os lábios 2 vezes, sorriso mascarado quando a Érica diz que não foi no momento do vídeo que passou e que com os cobertores não se vê, desviar várias vezes o olhar antes de iniciar as frases e, depois, olhar nos olhos, não se dirigir à Érica mesmo quando o Cláudio perguntou se queria dizer algo e estava “protegido” com o Cláudio e todos nós como testemunhas…”.
“Numa análise rápida ao momento, sem acesso a software e vendo apenas estas imagens uma vez, eu diria que temos muitos mais sinais de incoerência no André do que na Érica. A linguagem corporal é verbal da Érica são bem mais congruentes, alinhadas, o que sugere que seja ela que está a dizer a verdade nesta situação. MAS: só uma análise mais profunda nos daria a certeza. Aqui e a “olho nu” com o único propósito de ensinar a que pontos dar atenção.”, rematou Susana Areal.