Jornalista veterano anuncia nova etapa profissional ligada à cultura e emociona colegas e seguidores
Foi com uma mensagem emotiva e cheia de significado que Vítor Moura, uma das vozes mais respeitadas do jornalismo português, anunciou este domingo, 22 de junho, a sua saída da TVI e da CNN Portugal. Através das redes sociais, o jornalista revelou estar prestes a abraçar um novo desafio profissional, fora do jornalismo tradicional, mas ainda ligado a uma das suas grandes paixões: a cultura.
Com 30 anos de carreira no currículo, Vítor Moura partilhou que a decisão surgiu após reflexão e aconselhamento com os seus “mais próximos”. “O convite foi inesperado e a decisão amadurecida durante alguns dias com as minhas pessoas”, escreveu. O jornalista sublinhou a importância de encerrar este ciclo com a consciência tranquila: “Saio de cena convicto de que fui o melhor profissional que soube e pude ser nos vários projetos em que me envolvi na televisão, na rádio e na imprensa escrita.”
Apesar da mudança de rumo, Vítor Moura não esconde a paixão que sempre teve pelo jornalismo, reafirmando o seu papel como pilar essencial de uma sociedade livre, informada e democrática. “Não saio descrente no papel essencial do jornalismo… bem pelo contrário”, garantiu, deixando claro que esta saída não é um adeus ao espaço público.
Ao longo da sua carreira, Moura passou por experiências marcantes: “Viajei pelo mundo, conheci e entrevistei pessoas estupendas, trabalhei com camaradas inesquecíveis, ajudei a formar várias gerações de alunos talentosos”, enumerou, evidenciando o legado que deixa no jornalismo português. Também lembrou os debates que moderou e os acontecimentos históricos que acompanhou, reforçando o privilégio que teve em aprender todos os dias.
Agora, inicia uma nova fase, numa área que sempre o apaixonou — a cultura. Sem revelar ainda em que projeto estará envolvido, deixou no ar o entusiasmo: “Acredito, como se diz nos filmes, que o melhor ainda está para vir. Que venha ele!”
A publicação gerou de imediato inúmeras mensagens de apoio, carinho e admiração por parte de colegas, ex-alunos, figuras públicas e seguidores anónimos que acompanharam o seu percurso. Uma saída em grande de um nome incontornável da comunicação social portuguesa, que agora promete continuar a marcar presença… de outra forma.
Veja a seguir a partilha: