Cinco dias após o início das cheias devastadoras em Valência, os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, deslocaram-se ao local. A visita, que teve lugar na manhã deste domingo, 3 de novembro, foi marcada por momentos de grande tensão, com a comitiva real a ser recebida com insultos e até com objetos arremessados.
População Revoltada pela Demora da Visita
A visita dos monarcas não foi bem acolhida pelos habitantes de Valência, que consideraram a deslocação tardia, depois de dias de uma tragédia que já vitimou 214 pessoas e deixou centenas de desaparecidos. Segundo o jornal El País, os reis foram recebidos com gritos de “Assassinos” e pedidos para abandonarem o local, como “Fora daqui!”. A situação atingiu o seu auge quando Felipe VI foi atingido com lama na face, um gesto que simbolizou a revolta dos presentes.
Tentativa de Acalmar os Ânimos Sem Sucesso
Diante dos protestos, Letizia abandonou o local, enquanto Felipe VI tentou, sem sucesso, acalmar os ânimos da população. O rei acabou por deixar o local pouco tempo depois, perante a crescente tensão e indignação manifestada pela população.
Ni la derecha ni la izquierda han estado a la altura
— Crypto Kakarot 🏝️ (@cryptokakarot) November 3, 2024
Ningún partido político ha estado a la altura
Quizás Valencia se haya inundado, pero toda España va a arder después de esto
Tenéis los días contados políticos y reyes corruptos, todas las muertes se podían haber evitado pic.twitter.com/NvzbeMZxMy