As equipas de salvamento polacas estão a trabalhar incansavelmente para resgatar dezenas de mineiros presos após um forte abalo ter sacudido a mina de carvão de Rydultowy, a cerca de 1.200 metros de profundidade.
O incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira, e até agora, 15 mineiros foram resgatados, 10 dos quais com ferimentos, conforme informado pelas autoridades.
A causa do tremor de terra ainda está por esclarecer. Aleksandra Wysocka-Siembiga, porta-voz do Polish Coal Mining Group, declarou que o acidente aconteceu por volta das 08:00 locais (07:00 em Lisboa). Segundo Wysocka-Siembiga, “algumas destas pessoas estão a ser trazidas à superfície, outras já foram trazidas e outras ainda não foram alcançadas pelos socorristas”.
As autoridades confirmaram que 68 mineiros estavam na área no momento do abalo. Destes, 15 já chegaram à superfície, incluindo os 10 que foram hospitalizados. A operação de resgate envolve dezenas de ambulâncias, tanto terrestres quanto aéreas, e conta com o apoio de numerosos elementos dos bombeiros.
Lukasz Pach, chefe do serviço de ambulâncias em Katowice, a principal cidade da região mineira, afirmou que os mineiros hospitalizados se encontram estáveis.
A mina de Rydultowy, inaugurada em 1792 emprega atualmente cerca de 2.000 pessoas e tem um histórico de acidentes. Em 2019 e 2020, dois mineiros perderam a vida em incidentes separados na mesma mina. Algumas minas de carvão na Polónia são conhecidas pela sua propensão a explosões de gás metano.