Toy Critica Comentários e Apelo à Violência em “Dilema” Durante Entrevista no “Dois às 10”
O programa “Dois às 10” desta sexta-feira, 9 de agosto, contou com a presença de Toy, um dos concorrentes da nova temporada do reality show “Congela” da TVI. Durante a sua participação, o cantor não hesitou em abordar temas polémicos relacionados com o programa “Dilema”, no qual a sua filha, Beatriz Prates, é uma das concorrentes.
Ao longo da entrevista com Cristina Ferreira, Toy expressou descontentamento com certos aspetos do formato e com as opiniões de alguns comentadores. “Quero falar do ‘Dilema’ mas é a única vez que eu vou falar disto,” começou por dizer, pedindo autorização à apresentadora para abordar o tema.
O cantor fez questão de esclarecer que a sua filha “não é mais nem menos que os outros” e que, se dependesse dele, ela não teria participado no programa. Toy aproveitou ainda para criticar o discurso de alguns comentadores do reality show, que utilizam termos pejorativos para descrever os participantes.
“Eu fui comentador do ‘Big Brother’ e nunca adjetivei ninguém. Comentar não é julgar, não é fazer juízo de valor. Eu nunca disse ‘é porco’, ‘é nojento’, muito menos usei substantivos coletivos como ‘manada’ e ‘rebanho’. Normalmente, devemos falar dos outros como gostamos que falem dos nossos,” afirmou Toy.
O cantor também manifestou-se contra o “apelo à violência” e o uso de comentários que considera provocativos e desrespeitosos. “Há outras formas de dar conteúdo. Se dar conteúdo é chegar lá e dizer ‘estás muito boa’ ou ‘estás muito feia’ e provocar situações, se isto é dar conteúdo, lamento,” declarou.
Cristina Ferreira destacou que o programa é composto por “personalidades diferentes” e que as reações às situações são variadas. Toy, por sua vez, reafirmou a sua posição, explicando: “Eu não me refiro aos meus filhos como manada nem rebanho porque manada são vacas e bois e rebanho são cabras e cabritos.”
A intervenção de Toy trouxe uma nova perspetiva ao debate sobre a representação e o tratamento dos participantes em reality shows, sublinhando a importância do respeito e da sensatez na crítica televisiva.