Tarte de noz com chocolate e caramelo salgado: uma explosão de contrastes
Esta tarte combina a crocância das nozes com a suavidade da massa quebrada, envolvida numa fusão perfeita de caramelo doce e chocolate amargo, pontuados por um toque sutil de sal. Uma sobremesa irresistível para quem aprecia a harmonia entre sabores doces e salgados.
Ingredientes:
Massa Quebrada:
- 250 g de farinha T65 sem fermento
- 150 g de manteiga sem sal
- 1 ovo
Recheio:
- 300 g de nozes
- 125 g de chocolate amargo ou semi-amargo, em pedacinhos
- 70 g de manteiga sem sal
- 225 g de açúcar mascavado escuro
- 200 ml de natas (75 ml + 125 ml)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- ½ colher de chá de flor de sal (ou sal marinho grosso)
Utensílios:
- Papel vegetal
- Feijões ou esferas cerâmicas
- Tarteira com 24 a 26 cm de diâmetro
Preparação:
- Tostar as nozes:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte as nozes em pedaços e espalhe-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Toste durante 10 minutos, virando a meio do tempo. Retire e deixe arrefecer. - Preparar a massa quebrada:
Num processador de alimentos, coloque a farinha e a manteiga fria cortada em pedaços. Triture até obter uma mistura areada. Adicione o ovo e continue a triturar até a massa ficar homogénea. Molde-a em forma de bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico por 15 minutos. - Cozinhar a massa:
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e forre a tarteira. Coloque papel vegetal sobre a massa e cubra com feijões ou esferas cerâmicas. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 10 minutos. Retire o papel e os feijões, e leve de novo ao forno por mais 10 minutos. Deixe arrefecer sobre uma rede. - Preparar o recheio:
Num tacho, derreta a manteiga com o açúcar mascavado e 75 ml de natas em lume brando, mexendo até começar a fervilhar. Deixe fervilhar por 3 minutos. Retire do lume, adicione o chocolate e mexa até obter um creme macio. Junte as restantes natas, deixe arrefecer um pouco e acrescente o sal, o extrato de baunilha e as nozes. - Montagem e cozedura:
Verta o recheio sobre a massa já arrefecida, alise a superfície e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos. Após retirar do forno, deixe arrefecer sobre uma rede. Desenforme e sirva fria.
Conclusão:
Esta tarte é a combinação perfeita entre texturas e sabores, com a crocância das nozes a contrastar com a suavidade da massa e o equilíbrio entre o doce do caramelo e o amargo do chocolate, enriquecido pelo toque salgado.