Abalo com epicentro em Lugo, em Espanha, foi registado pelas estações sísmicas Portuguesas
Um sismo de magnitude 3,8 na escala de Richter, com epicentro na região de Lugo, na Galiza, em Espanha, foi registado este sábado também em território português. O fenómeno foi identificado pelas estações da Rede Sísmica do Continente, gerida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que monitoriza continuamente a atividade sísmica na Península Ibérica.
Segundo informação divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o epicentro localizou-se a cerca de 35 quilómetros a este-sudeste da cidade de Lugo, no noroeste de Espanha. Apesar da proximidade geográfica com o norte de Portugal, não há registo de qualquer impacto sentido pela população portuguesa.
As autoridades científicas sublinham que este tipo de abalos é relativamente comum na região da Galiza, uma zona com atividade sísmica moderada. Ainda assim, a intensidade deste sismo não atingiu níveis suficientes para provocar danos ou gerar sensação percetível em solo português, mesmo nas zonas mais próximas da fronteira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera reforça que continua a monitorizar a situação em tempo real através da Rede Sísmica do Continente, garantindo vigilância permanente da atividade tectónica que possa afetar Portugal. Por enquanto, tudo indica tratar-se de um evento sem consequências para a população.






