A SIC decidiu não transmitir o jogo SC Braga vs. RU Saint-Gilloise no seu canal principal, e isso não caiu bem ao clube bracarense.
Por calhar no dia 6 de Outubro, dia de aniversário da SIC, o canal decidiu transmitir o jogo de Liga Europa do SC Braga na Sic Radical, o que faz com que quem não tenha televisão por cabo não possa ver o jogo.
O clube minhoto não gostou nada da decisão, e já comunicou isso no sua newsletter semanal “Voz da Legião”:
“A SIC, que detém os direitos de transmissão da UEFA Europa League em sinal aberto, decidiu remeter o SC Braga x RU Saint-Gilloise para um canal temático no cabo. É inegável que assiste a uma estação privada absoluta autonomia na gestão da sua programação (e é bom lembrar que a UEFA Europa League é um investimento da SIC), mas o SC Braga não é nem pode ser indiferente a esta opção, na medida em que ela transmite ao mercado e ao público uma mensagem sobre os clubes que vendem”
“A verdade, porém, é que o SC Braga vende e é muito importante que isso seja expresso, porque está vertido em números. Basta lembrar, por exemplo e só para citar os dados mais recentes, que foi com o SC Braga x Union Berlin que a SIC ganhou o dia 15 de setembro a toda a concorrência (tanto no rating, como no share e na audiência média)”
Terminam dizendo:
“Mais do que não respeitar o seu próprio investimento e o retorno que ele gera, a SIC desrespeita os portugueses que, vendo os jogos europeus do SC Braga, lhe dão resultados“
Entretanto a SIC também reagiu, justificando a decisão com o facto de o canal celebrar 30 anos na quinta-feira e ter prevista uma emissão especial ao longo de todo o dia, reiterando ainda ter “o maior respeito pelo Sp. Braga”, veja aqui o comunicado:
“A SIC cumpre 30 anos na próxima quinta-feira, dia 6 de outubro, tendo prevista uma emissão especial ao longo de todo o dia que, como se compreenderá, não tem outro dia para acontecer por ter sido nesta data que se iniciaram as emissões da televisão privada em Portugal.
Nessa medida, o jogo da Liga Europa entre o Sporting de Braga e o RU Saint-Gilloise terá transmissão em direto na SIC Radical, canal que por pertencer aos pacotes básicos das operadoras nacionais, tem uma cobertura nacional. A SIC tem o maior respeito pelo Sporting de Braga e os seus adeptos, somos o canal português de sinal aberto que mais jogos transmitiu do Sporting de Braga nos últimos anos, factos pelos quais manterá a transmissão do encontro, com os mesmos recursos e investimento das anteriores partidas. Os telespetadores e adeptos que queiram ver o jogo poderão fazê-lo em direto na SIC Radical e também no nosso site em www.sic.pt.
A SIC deseja mais uma vitória do Sp. Braga rumo à próxima fase da Liga Europa.”