Negociações pelo documentário de Rabo de Peixe estão no centro da polémica
O documentário sobre Rabo de Peixe, desenvolvido por Rúben Pacheco Correia, tem estado em destaque. O atual apresentador da CMTV falou recentemente sobre todo o processo numa entrevista, onde abordou os bastidores da produção e as negociações que manteve com a TVI.
Rúben Pacheco Correia revelou que financiou o projeto de forma independente e garantiu ter investido cerca de 80 mil euros do próprio bolso. O apresentador explicou que suportou várias despesas da produção, incluindo viagens de uma equipa de dez pessoas para a Sicília e de sete ou oito pessoas para o Brasil. Além disso, referiu ter pago apoio jurídico em Portugal e no Brasil, nomeadamente contratos com advogados para o representarem junto da prisão brasileira, bem como contratos de exclusividade com os italianos envolvidos no documentário.
Durante essa conversa, Rúben contou que escolheu inicialmente a TVI como porta de entrada para vender o documentário. O também cozinheiro afirmou que levou o computador para uma reunião com João Patrício e Hugo Andrade, onde mostrou o trailer do projeto. Nessa altura, João Patrício terá considerado que o documentário talvez funcionasse melhor na CNN Portugal do que na TVI.
Mais tarde, José Eduardo Moniz passou pelo corredor, cumprimentou-o por saber que também era açoriano e acabou por ver o trailer. Rúben garantiu que Moniz viu as imagens duas vezes, gostou do que viu e lhe terá dito que o projeto avançaria.
Na versão apresentada por Rúben Pacheco Correia, o valor pedido à TVI foi de 120 mil euros. O apresentador afirmou que, numa primeira fase, não obteve resposta a esse montante, mas acabou por deixar a situação avançar. Mais tarde, convidou José Eduardo Moniz para apresentar o seu livro na Câmara de Lisboa e, nessa ocasião, o responsável da TVI terá anunciado o documentário como uma aposta da estação.
Depois desse momento, terão sido pedidos os brutos da produção para começar a edição. No entanto, Rúben explicou que não quis avançar sem contrato assinado e sem uma resposta concreta ao valor pedido. Foi então que, segundo o próprio, a TVI lhe terá apresentado uma proposta de 50 mil euros, montante que considerou insuficiente por implicar perder dinheiro.
O projeto acabou por seguir para a CMTV, depois de Rúben ter chegado a acordo com Carlos Rodrigues. O apresentador contou que, após comunicar a José Eduardo Moniz que tinha fechado com o canal da Medialivre, a TVI terá mostrado disponibilidade para pagar os 120 mil euros pedidos e ainda avançar com um programa.
No entanto, a informação entretanto divulgada aponta para valores diferentes daqueles que foram referidos por Rúben Pacheco Correia. Terá existido, de facto, uma contraproposta da TVI, mas o montante terá ficado perto de metade dos 120 mil euros inicialmente pedidos.
Assim, os valores apresentados pelo atual apresentador da CMTV não corresponderão totalmente ao que terá estado em cima da mesa nas negociações com a TVI. O documentário sobre Rabo de Peixe acabou por seguir para a CMTV, depois de Rúben Pacheco Correia ter fechado acordo com a Medialivre.






