Comunicador recorda passagem pela SIC e TVI, acusa José Eduardo Moniz de tentativa de “jogo” e garante estar finalmente feliz na CMTV
Rúben Pacheco Correia abriu o coração sobre o seu percurso televisivo e revelou detalhes surpreendentes sobre os bastidores da televisão portuguesa, incluindo momentos de tensão com a TVI e uma relação conturbada após a saída da SIC. Atualmente integrado nas manhãs da CMTV, o comunicador garante estar numa fase feliz e realizada da sua carreira, depois de anos marcados por desafios, conflitos e decisões difíceis no meio televisivo.
O primeiro grande passo de Rúben na televisão aconteceu graças ao livro Comer à Moda dos Açores, obra que lhe abriu portas inesperadas no pequeno ecrã. Foi precisamente através desse projeto que conheceu Cristina Ferreira, numa participação marcante no programa da SIC em fevereiro de 2019. O momento coincidiu com a saída de Cláudio Ramos da estação, deixando Cristina sozinha na condução do formato. “Quando saí do programa senti que algo tinha mudado na minha vida”, recordou, admitindo que aquela presença acabou por transformar completamente o seu percurso profissional.
Apesar do carinho que ainda guarda pela SIC, Rúben confessou que a saída do canal não deixou boas memórias. O comunicador lamenta especialmente a relação quebrada com Daniel Oliveira, diretor de programas da estação, revelando até ter sido bloqueado. Segundo explicou, acredita que acabou por “levar por tabela” devido à polémica saída de Cristina Ferreira da SIC para a TVI. Ainda assim, não esconde que considera a estação de Paço de Arcos como a melhor experiência televisiva que viveu até hoje.
Já a passagem pela TVI ficou marcada por desilusões e divergências internas. Embora tenha mantido uma boa relação com Cristina Ferreira durante o programa Cristina ComVida, Rúben garante que nunca sentiu o ambiente familiar que encontrou anteriormente na SIC. O maior conflito surgiu devido ao documentário sobre Rabo de Peixe, um projeto totalmente financiado por si, no qual investiu cerca de 80 mil euros. O comunicador acusou diretamente José Eduardo Moniz de tentar fechar um acordo muito abaixo do valor pedido inicialmente, depois de o projeto já ter sido anunciado publicamente como aposta da TVI.
Segundo Rúben Pacheco Correia, a situação levou-o a procurar alternativas e acabou por encontrar na CMTV a oportunidade que procurava. O acordo foi fechado rapidamente com Carlos Rodrigues, decisão que considera hoje a melhor da sua vida. Curiosamente, depois de saber que o comunicador tinha avançado para a Medialivre, José Eduardo Moniz ainda terá tentado recuperar o projeto, oferecendo os 120 mil euros pedidos inicialmente e até um programa de televisão. No entanto, Rúben manteve a palavra dada à CMTV, onde afirma estar finalmente em paz e valorizado profissionalmente.






