Receita de: Carlos Afonso
Ingredientes
- Caramelo Salgado
- 200 g de açúcar
- 60 g de água
- 120 ml de natas
- 60 g de manteiga com sal
- 1 colher de chá de flor de sal
- Rabanada
- 250 ml de leite
- 100 ml de natas
- 40 ml de vinho do Porto
- 50 g de açúcar
- 4 gemas
- 1 colher de sopa de canela em pó
- Fatias de pão brioche (cerca de 2 cm de espessura) q.b.
- Manteiga para fritar q.b.
- Açúcar q.b.
- Finalização
- Gelado de baunilha q.b.
- Flores de temporada (opcional)
Modo de Preparação
Caramelo Salgado
- Açúcar e água: Numa panela média, coloque o açúcar e a água. Leve ao lume baixo até ferver, sem mexer, deixando caramelizar até obter uma cor âmbar dourada (cerca de 8 a 10 minutos).
- Adicionar natas e manteiga: Retire do lume e, com muito cuidado, adicione as natas, mexendo sempre (a mistura vai borbulhar intensamente). Em seguida, junte a manteiga, continuando a mexer até estar completamente derretida e incorporada.
- Flor de sal: Acrescente a flor de sal. Reserve o caramelo numa taça e deixe arrefecer.
Rabanada
- Preparar a calda: Numa tigela grande, misture o leite, as natas, o vinho do Porto e o açúcar. Em seguida, junte as gemas e envolva bem. Adicione a canela em pó e misture novamente.
- Marinar o pão: Mergulhe as fatias de pão brioche nesta calda e disponha-as num tabuleiro. Verta o restante líquido por cima das fatias. Tape e leve ao frio por, pelo menos, 2 horas, para que o pão absorva os sabores.
- Fritar: Aqueça manteiga numa frigideira grande, em lume médio. Frite as fatias de pão de ambos os lados até ficarem douradas e crocantes (cerca de 3 a 4 minutos de cada lado). Adicione mais manteiga, se necessário, para fritar todas as fatias. Retire e coloque-as sobre papel absorvente.
Finalização
- Caramelizar: Polvilhe um pouco de açúcar branco sobre a rabanada e queime com um maçarico, criando uma crosta crocante.
- Gelado e caramelo: Disponha uma bola de gelado de baunilha por cima de cada fatia. Regue com o caramelo salgado, em fio, por cima da rabanada.
- Decorar: Finalize com uma pitada de flor de sal e algumas flores de temporada, se desejar.
Dicas Finais
- Pão brioche: Quanto mais espessas forem as fatias, mais tempo deverão marinar para absorverem a calda.
- Maçarico: Caso não tenha um, pode colocar as rabanadas num grelhador do forno bem quente por uns segundos, mas o resultado não será tão uniforme.
- Caramelo: Se quiser um caramelo mais líquido, acrescente um pouco mais de natas ou reduza o tempo de fervura.
Sirva de imediato e desfrute desta combinação de sabores e texturas: a suavidade da rabanada, o contraste do caramelo salgado e o toque fresco do gelado de baunilha!
