Já são conhecidos os resultados do estudo anual da OnStrategy onde são revelados os valores de algumas das maiores marcas do mercado Português.
Entre os vários grupos de comunicação a SIC foi considerada a marca de media mais valiosa, com uma valorização de 118 milhões de euros, suplantando a RTP, com 72 milhões, e a TVI, com 70 milhões que ficou em último entre os grupos com canais em sinal aberto.
Este é um estudo que já analisa o mercado desde 2009, valorizando vários critérios e passando por diversas fases: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços (receitas futuras num período explicito de cinco anos com base em tendências históricas das receitas, estimativas de crescimento de mercado, forças competitivas e projeções de analistas).
É também determinado o índice de força de marca (relação Emocional com os stakeholders, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa e saúde financeira); determinação da taxa de royalty (revisão de acordos de licenciamento comparáveis, análise de margens e fontes de valor nas diferentes indústrias, definição do intervalo médio da taxa de royalty para o setor de atividade); determinação da taxa de desconto (taxa de desconto para calcular o valor atual líquido dos ganhos futuros associados à marca, contabilizando o valor temporal e o risco associado); determinação do valor económico da marca (valor atual líquido dos royalties após imposto).
A título de curiosidade revelamos que entre as mais de 200 marcas Portuguesas que publicam as suas contas, destaca-se o valor da EDP como a marca com maior valor financeiro (2.850 M€), seguida pela Galp Energia, com 1.702 milhões de euros.
Veja também:
• Vamos ter Pipoca Mais Doce na SIC?
• Marie Brethenoux e o seu passado como stripper: “Adorei este trabalho”
• Rúben da Cruz e Miro Vemba queimados nas redes sociais!