Foi a 7 de janeiro de 2019 que Cristina Ferreira revolucionou as manhãs da televisão portuguesa com a estreia de “O Programa da Cristina”, na SIC…
Este projeto marcou não só a carreira da apresentadora, mas também a história recente da televisão em Portugal.
Uma Estreia Memorável com Marcelo Rebelo de Sousa
Logo no primeiro episódio, um momento icónico ficou gravado na memória dos telespectadores: o telefonema surpresa do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
“Está? Daqui é Marcelo Rebelo de Sousa. Interrompi aqui uma reunião que tinha e espreitei para ver o seu primeiro programa (…). Queria desejar-lhe muitas felicidades e enviar-lhe um beijinho”, disse o Presidente.
Visivelmente emocionada, Cristina Ferreira respondeu:
“Queria agradecer-lhe por ser meu Presidente, por ser Presidente de todos os portugueses (…). A forma como tem feito a sua Presidência tem sido aquilo que nós todos portugueses merecíamos e queríamos.”
Este momento foi emblemático e definiu o tom afetivo e próximo que caracterizou “O Programa da Cristina” ao longo de toda a sua duração.
Sucesso Estrondoso nas Audiências
A estreia do programa registou números impressionantes:
- 40,1% de share
- 6,7% de rating
- Mais de 653 mil telespectadores
Foi um feito histórico, com a SIC a atingir valores que não eram vistos desde 2002, com o programa “SIC 10 Horas”.
“O Programa da Cristina” não só dominou as manhãs televisivas, como também iniciou um ciclo de 60 vitórias mensais consecutivas para a SIC, um domínio que durou até 2024.
O Regresso à TVI
Apesar do sucesso estrondoso na SIC, Cristina Ferreira surpreendeu tudo e todos ao anunciar o seu regresso à TVI em julho de 2020. Além de regressar como apresentadora, Cristina assumiu também o cargo de Diretora de Entretenimento e Ficção do canal.
A mudança trouxe desafios e novos projetos, mas “O Programa da Cristina” permanece na memória coletiva como um dos maiores sucessos televisivos das últimas décadas.
Um Legado que Perdura
Seis anos após a estreia, “O Programa da Cristina” continua a ser lembrado como um fenómeno televisivo. A combinação de autenticidade, carisma e a relação próxima com os telespectadores fizeram do programa um marco na televisão portuguesa.
Cristina Ferreira, com a sua visão inovadora e uma capacidade única de comunicar, deixou uma marca que vai muito além das audiências: criou uma ligação emocional com o público que perdura até hoje.