Maya critica determinados comportamentos de Gustavo Santos. O escritor conversou com Manuel Luís Goucha e revelou que “quase foi considerado um inimigo público”. Durante o programa da TVI, Gustavo Santos e Mafalda Rodiles abordaram diversas questões.
Em determinado momento, o escritor desabafou sobre a sensação de ser “perseguido” e “injustiçado” devido ao seu livro “Não obedeças mais”. Segundo ele, o seu trabalho tem sido constantemente alvo de críticas e distorções por parte de pessoas que nunca tiveram uma verdadeira conversa com ele.
Este assunto ganhou destaque no programa “Noite das Estrelas”, e Maya aproveitou para recordar alguns comportamentos polêmicos do escritor. A apresentadora expressou pena pela negatividade que Gustavo Santos nutre, mas também apontou que ele se colocou numa posição vulnerável ao criticar certos comportamentos.
Maya começou a análise afirmando que, pelo que percebeu, Gustavo Santos considera as pessoas que seguem determinadas regras e acreditam que devem fazê-lo em prol da sociedade como pessoas sem pensamento próprio, sem saber o que estão a fazer, comparando-as a carneiros que simplesmente seguem a “carneirada”.
Além disso, Daniel Nascimento recordou outra afirmação polêmica de Gustavo Santos, ocorrida em 2015, em que ele se referiu aos jornalistas do Charlie Hebdo, o jornal francês onde ocorreu um ataque com assassinato de jornalistas, como pessoas que não tiveram bom senso.
O debate acerca do escritor e das suas declarações polémicas gerou controvérsia no programa e continuou a ser tema de discussão na televisão.






