Luciana Abreu abriu o coração numa recente entrevista no podcast “A Esperança Atrás do Muro”, onde revelou detalhes marcantes da sua participação no Festival Eurovisão da Canção.
Em 2005, ao lado de Rui Drumond, Luciana Abreu aceitou o convite da RTP para representar Portugal no prestigiado evento sediado na Ucrânia. “Eu nem sequer participei no Festival da Canção, cá, porque nós entrámos diretamente na Eurovisão”, explicou a cantora.
Apesar da oportunidade única, Luciana Abreu confessou que, em 2009, quatro anos após a sua estreia no Eurovision, decidiu participar no Festival da Canção da estação pública portuguesa. No entanto, a sua experiência não foi tão positiva quanto esperava, especialmente com o tema “Juntos Vamos Conseguir (Yes We Can)”. “Não resultou. Tinha tudo para resultar, tudo! Mas nem tudo é o que parece”, desabafou.
A cantora descreveu um ambiente desconfortável e revelou não ter gostado do que viu nem do que sentiu durante a sua participação no festival nacional. “Eu não gosto de ferir ninguém, respeito tudo e todos, mas há coisas que vão contra a minha natureza, pronto. E eu não me quero adaptar a isso”, lamentou.
Apesar das dificuldades, Luciana Abreu encarou a experiência como uma lição e decidiu não procurar mais participações no Festival da Canção. “Vivi aquela experiência e foi o suficiente, fiquei por ali”, afirmou.
No entanto, a artista expressou gratidão pelo carinho e apoio dos fãs da Eurovisão ao longo dos anos. “Fico muito contente. É sinal que fiz bem o meu trabalho, na altura”, concluiu Abreu, reconhecendo a importância da sua passagem pelo prestigiado evento europeu de música.