O jornalista tem sido os olhos e a voz da TVI que vive momentos difíceis…
João Fernando Ramos chegou a Israel no dia 9 de outubro, desde então tem acompanhado o conflito entre as forças militares israelitas e o Hamas pelos canais de Queluz de Baixo.
O comunicador esteve à conversa com a TV 7 Dias, enquanto se dirigia para a fronteira com a Faixa de Gaza para mais um direto, e pintou-nos um retrato do que tem visto, do que tem vivido e do que tem sentido ao ser confrontado diariamente com bombardeamentos.
“As guerras não são coisas bonitas e é sempre chocante ver o sofrimento das pessoas, dos civis que nada têm a ver com isto”, começa por dizer, recordando o dia 10, data em que a cidade de Ashkelon foi alvo de um intenso bombardeamento.”
“Nós assistimos, em Ashkelon, àquele dia de inferno em que foram lançados centenas de rockets sobre a cidade. Praticamente todas as zonas habitadas foram atingidas. São ataques contra zonas civis.“
“Todas as pessoas que vivem ali em Ashkelon não têm nada a ver com esta guerra. (…) Aquele momento em que a cidade é bombardeada por todo o lado, nós estávamos na entrada de um abrigo e chovia ferro por todo o lado. É uma coisa que jamais vamos esquecer porque é terrível. Para nós foi brutal, imagino para as pessoas que ali vivem.”