Joana Ribeiro fala sobre o regresso à ficção da SIC e o desafio de interpretar Verónica em A Promessa
Joana Ribeiro está de volta às novelas da SIC após uma pausa de sete anos e, em entrevista à TV 7 Dias, revela como está a viver a experiência de dar vida a Verónica, uma das personagens mais polémicas da novela
A Promessa. Sem esconder o entusiasmo, a atriz confessa que o projeto tem superado todas as expectativas, tanto a nível pessoal como profissional.
“Eu gosto de abordar a vida sem expectativas, mas acho que A Promessa está a superar as de toda a gente. Está a correr super bem, o ambiente é ótimo, damo-nos todos muito bem. Estou a gostar muito deste regresso às novelas e à SIC, onde já não estava há sete anos”, afirmou Joana Ribeiro, destacando o ambiente positivo entre os colegas de elenco.
O regresso à estação de televisão foi motivado por vários fatores, incluindo a qualidade da história e a personagem desafiadora que lhe foi atribuída. “Foi um bocadinho de tudo, a história, a personagem, o elenco… Reuniram-se as condições necessárias para que isto fosse possível, conseguir conciliar com outros projetos que já tinha”, explicou a atriz.
Entre esses outros compromissos estão séries e filmes que já tinha acordado antes de aceitar o papel de Verónica, demonstrando a sua versatilidade como atriz em diferentes formatos de ficção.
Sobre a construção da personagem, Joana Ribeiro admite que, por vezes, leva Verónica para casa, o que gera momentos engraçados. “Há dias em que ela vem comigo e a minha mãe diz ‘oh, Joana, menos, esses decibéis estão muito altos’”, contou entre risos. A atriz refere que, após longas horas de gravações, pode ser difícil “desligar” completamente da personagem, mas conta com o apoio da família e amigos para a ajudar a voltar a si. “Tenho os meus pais e os meus amigos para me balizarem e dizerem ‘já chega. A Verónica fica à porta e agora és a Joana’”.
Apesar de Verónica ser vista como uma das vilãs da trama, Joana Ribeiro tem uma visão mais leve da personagem. “Tem sido muito divertido, é uma personagem muito diferente de tudo o que eu tenho feito até agora, muito maluca. Não acho que ela seja má. O que é que ela fez de mal? Ela é mal-educada. Má é a Helena (Ana Padrão). A Verónica é uma miúda mimada que não tem noção”, explicou, referindo que o comportamento da personagem se deve à falta de educação que recebeu da mãe, que foi substituída pela avó na sua criação.
Com este papel, Joana Ribeiro reforça o seu talento para a ficção e continua a conquistar o público, tanto pela autenticidade com que encara os seus personagens, como pela paixão que demonstra em cada projeto.