A atriz Joana Figueira, de 53 anos, voltou a chamar a atenção dos seus seguidores ao partilhar uma fotografia em topless na sua página de Instagram, acompanhada por uma forte mensagem sobre a liberdade e igualdade das mulheres…
Na legenda da imagem, Joana aproveitou o momento para destacar a importância da aceitação do corpo feminino e a luta por uma verdadeira igualdade.
“Tenho 53 anos. E penso muito em qual será o dia em que isto será normal. ‘Isto’ é esta publicação. Como se se tratasse de algo comum”, escreveu a atriz, introduzindo a reflexão sobre a forma como o corpo feminino continua a ser alvo de preconceitos e julgamentos.
Joana revelou que faz topless desde os 14 anos e reforçou que continuará a defender a liberdade de decisão das mulheres sobre os seus corpos.
Joana Figueira lamentou ainda as limitações impostas nas redes sociais, que a obrigaram a tapar os mamilos na foto, sublinhando: “Este corpo é meu e só eu posso decidir sobre ele.”
A atriz foi além da questão estética, abordando a normalização das imperfeições que fazem parte da realidade da maioria das mulheres. “Sim, há barriga, há celulite, há flacidez… E há mamas. É aceitar. Custa menos”, completou com firmeza.
A publicação não tardou a gerar reações de apoio. Comentários como “Maravilhosa”, “És linda!” e “Mulheres reais que finalmente vão aparecendo nas redes!” inundaram a caixa de comentários, elogiando a coragem e autenticidade da atriz.
Joana Figueira junta-se assim ao crescente movimento de mulheres que usam as redes sociais para promover a aceitação do corpo e a igualdade de género, fazendo da sua visibilidade um meio de lutar contra estereótipos enraizados.
Veja a foto a seguir.






