O apresentador foi internado de urgência na terça-feira, 6 de junho.
Nesse dia, o TVI Extra foi apresentado por Alice Alves, que disse que Flávio Furtado estava ausente por motivos de saúde, sem revelar mais nada. Na quarta-feira, a apresentadora foi outra vez substituir Flávio e desta vez acrescentou: “Tenho que dizer que o Flávio ainda está a recuperar, por isso aqui estou em a fazer as honras“.
Agora, de acordo com a revista Lux, Flávio Furtado “foi internado por conta de uma diverticulite e não tem, para já, previsão de alta“.
O que é uma diverticulite?
A diverticulite é uma condição médica caracterizada pela inflamação ou infeção dos divertículos, que são pequenas bolsas ou saliências que se formam na parede do cólon ou intestino grosso. Estes divertículos são mais comumente encontrados na parte inferior do cólon, denominada sigmoide.
A diverticulite geralmente ocorre quando as fezes ficam presas nos divertículos, causando a formação de obstruções e aumentando a pressão dentro do cólon. Isso pode levar à inflamação, infeção e outros sintomas desagradáveis.
Os sintomas comuns da diverticulite incluem dor abdominal intensa e repentina, geralmente no lado esquerdo inferior, febre, náuseas, vómitos, alterações no hábito intestinal, como diarreia ou obstipação, sensibilidade ou sensação de inchaço no abdómen.
O tratamento da diverticulite pode envolver mudanças na dieta, como aumentar a ingestão de fibras e líquidos, bem como a prescrição de medicamentos, como antibióticos para tratar a infeção. Em casos mais graves, pode ser necessária a hospitalização e até mesmo cirurgia para remover a parte afetada do cólon.