Isabel dos Santos vive exilada no Dubai com grandes dificuldades financeiras

Isabel dos Santos

Isabel dos Santos

Isabel dos Santos, a filha mais velha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, encontra-se há seis anos exilada, sem poder regressar a Angola. A empresária, outrora reconhecida como uma das mulheres mais ricas e poderosas de África, enfrenta agora um cenário bem distinto.

Vive num luxuoso condomínio no Dubai, mas segundo uma entrevista concedida ao ‘The Sunday Times’ e publicada também no ‘Expresso’, enfrenta sérias dificuldades financeiras.

Aos 50 anos, Isabel dos Santos confessa estar a receber ajuda financeira de amigos para suportar despesas como renda de casa e contas de restaurante. As suas contas bancárias estão congeladas, o que a impede de aceder aos fundos que possuía em bancos internacionais. Apesar do cenário, a empresária mantém um estilo de vida que inclui marcas de luxo, embora as suas peças favoritas tenham já uma década de uso.

Com quatro filhos e um enteado, Isabel dos Santos enfrenta o desafio de manter a educação dos mais novos no Reino Unido, onde também fez a sua formação. Enquanto os mais novos são cercados por amas e guarda-costas, o enteado encontra-se a estudar e a trabalhar para a Uber Eats.

A situação legal de Isabel dos Santos também é delicada. Com um mandado de captura internacional emitido pela Interpol, enfrenta acusações que incluem peculato, fraude, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Recentemente, foi condenada por um tribunal em Amsterdão por gestão danosa e falsificação de documentos, relacionados ao desvio de 52,6 milhões de euros da Sonangol.

Apesar dos luxos do Dubai, Isabel dos Santos vive agora num cenário de incertezas, dependendo da ajuda de amigos para manter um estilo de vida condizente com o seu passado de grande poder econômico e influência política.

Exit mobile version