Uma autêntica tragédia a abalar o nosso país…
O norte de Portugal tem vivido momentos de grande aflição devido aos incêndios que têm devastado várias regiões, levando a cortes e condicionamentos em estradas de diversos distritos, como Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real, Braga e Porto.
A GNR, em coordenação com as autoridades locais, tem feito apelos urgentes para que os cidadãos evitem deslocações para as áreas afetadas.
Na região de Coimbra, a A13 está cortada na zona de Condeixa-a-Nova, e a EN17 também enfrenta vários condicionamentos. Em Viseu, há cortes significativos na A25, EN234 e A24, afetando áreas como Mangualde, Canas de Senhorim, e Castro Daire. A situação em Vila Pouca de Aguiar é igualmente grave, com interrupções na A24 e EN2, enquanto Gondomar e Chaves também enfrentam bloqueios.
Estima-se que, até ao momento, pelo menos 10 mil hectares já tenham sido consumidos pelas chamas na Área Metropolitana do Porto e Aveiro. Como resposta a esta crise, o Governo prolongou o estado de alerta até quinta-feira, 19 de setembro, devido ao elevado risco de incêndios, apelando à população para permanecer em segurança e evitar zonas de risco.
O cenário descrito por testemunhas locais, como Francisco Monteiro, que relatou um “cenário apocalíptico”, reflete a gravidade da situação. A GNR e a Proteção Civil continuam a trabalhar incansavelmente para combater os fogos e proteger as comunidades afetadas.