O Fungagá da Bicharada foi um programa infantil transmitido pela RTP em 1976, aos sábados à tarde, sob a apresentação de Júlio Isidro e com a participação de José Barata-Moura, autor do tema musical que se tornou emblemático.
Conceito e Formato de Fungagá da Bicharada
Cada episódio era dedicado a um animal específico, que estava presente no estúdio, proporcionando às crianças uma experiência educativa e divertida. O programa combinava música, informação e entretenimento, cativando a atenção do público infantil da época.

Participações Especiais no programa
Além dos apresentadores principais, o programa contou com a participação de artistas como Cândida Branca Flor e Ana Mayer, que contribuíram para o sucesso do formato. O impacto cultural do programa foi significativo, levando ao lançamento de uma revista semanal com o mesmo nome e de álbuns musicais associados.
Sabe quem fez a música de sucesso “Joana Come a Papa”?
Pode não acreditar, mas sim, a música “Joana Come a Papa” foi escrita por José Barata-Moura precisamente para o programa Fungagá da Bicharada.
Herança Musical permanece até aos dias de hoje
As canções de José Barata-Moura, como a que acabamos de referir “Joana Come a Papa” e a música que deu nome ao programa “Fungagá da Bicharada”, tornaram-se clássicos da música infantil portuguesa, atravessando gerações e permanecendo no imaginário coletivo. As músicas são ainda hoje uma referência e ensinadas às crianças, sendo que uma delas foi mesmo adaptada para uma publicidade que certamente trouxe um tom de nostalgia extra a muitos:
Apesar de algumas críticas numa fase inicial o impacto do programa foi tal que no final do ano, em outubro de 1976, foi lançada uma revista de edição semanal chamada precisamente Fungagá da Bicharada, abordando as mesmas temáticas do programa, num formato de banda desenhada e destinada ao público infantil.
Já em 2004, o programa televisivo foi transformado em peça musical proporcionando um revivalismo aos que ainda se lembravam das emissões e momentos de muita diversão aos mais novos, na maior parte dos casos netos já dos jovens que assistiram às emissões originais do programa.
Disponibilidade Atual
Atualmente, é possível reviver a magia do “Fungagá da Bicharada” através de plataformas online, onde as músicas e vídeos relacionados estão disponíveis para novas gerações e para aqueles que desejam relembrar este marco da televisão portuguesa.
Para reviver um dos momentos mais relembrados do programa, confira aqui o vídeo do genérico que muitos ainda hoje trauteiam numa interpretação já de 1988:
Síga o rumores no instagram e fique a par das últimas novidades dos famosos.