“Parabéns a nós.” Foi com esta frase simples, mas carregada de emoção, que Filipa Nascimento assinalou o seu aniversário, este domingo, 1 de dezembro.
No entanto, a mensagem teve um significado ainda mais profundo: o mesmo dia marcaria o aniversário de Joana Nascimento, prima da atriz, que perdeu a vida tragicamente no ano passado.
Joana, que completaria mais um ano de vida, foi vítima de um ato brutal de violência, tendo sido esfaqueada no pescoço pelo ex-namorado. A jovem, de apenas 26 anos, acabou por falecer devido a uma infeção generalizada provocada pelos ferimentos.
Na publicação, Filipa Nascimento, de 29 anos, partilhou uma imagem acompanhada de um emoji de pomba branca, símbolo de paz e memória. No ano passado, após o crime que chocou o país, a atriz expressou a sua indignação nas redes sociais: “Que as Joanas deste mundo sejam ouvidas, protegidas e honradas.”
Este gesto reitera a luta de Filipa pela consciencialização sobre a violência de género, que continua a ser uma realidade devastadora em Portugal.