O prestigiado festival de cinema norte-americano Tribeca vai atravessar o Atlântico e chegar a Lisboa, com uma edição especial marcada para os dias 17 a 19 de outubro.
O ator Robert De Niro e a produtora Jane Rosenthal, cofundadores do evento, serão os anfitriões desta edição inédita na Europa, que se realizará no Beato Innovation District, em Lisboa.
A vinda do Tribeca a Lisboa resulta de uma parceria entre a Tribeca Enterprises, a SIC, a OPTO e a Câmara Municipal de Lisboa. A programação promete um misto de cinema, arte e cultura, com uma coleção cuidadosamente selecionada de filmes portugueses e internacionais, além de conversas ao vivo com talentos locais e globais, instalações imersivas e várias oportunidades de networking.
O evento será inaugurado com uma noite de gala apresentada por De Niro e Rosenthal, seguida de dois dias intensos de atividades e painéis. Entre os oradores já confirmados estão nomes de peso, como a cineasta Patty Jenkins (“Mulher Maravilha”), a atriz Whoopi Goldberg e o ator Griffin Dunne.
Cara Cusumano, vice-presidente sénior de programação e diretora do Festival Tribeca, será a responsável pela curadoria da programação, em colaboração com a SIC/OPTO e Tony Gonçalves, antigo executivo da WarnerMedia e consultor do grupo. O alinhamento completo será anunciado durante o verão.
O CEO da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, expressou orgulho pela chegada do Tribeca a Lisboa: “Toda a equipa da SIC e da OPTO orgulha-se de trazer pela primeira vez o prestigiado Festival Tribeca para a Europa. As nossas principais plataformas vão apresentar o Tribeca Festival Lisboa com o mesmo espírito inovador com que foram criadas”, referiu em comunicado.
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou o alinhamento do Tribeca com a política cultural da cidade: “A cultura não é só feita pelos grandes artistas e pelos grandes eventos. É algo que vem das pessoas. Esse é o espírito do Tribeca”.
De Niro, por sua vez, reforçou a missão do festival, afirmando que “o objetivo do Tribeca é elevar a comunidade de artistas, seja ela a sul da 14th Street, em Manhattan, ou do outro lado do Oceano Atlântico, em Lisboa”. Rosenthal também enalteceu a parceria com a Impresa, afirmando ser “uma honra entrar nesta parceria para defender os grandes cineastas, artistas e criadores que saem de Lisboa”.
Fundado em 2002 em Nova Iorque, o Tribeca nasceu em resposta ao ataque de 11 de setembro, como forma de revitalizar a zona de Lower Manhattan. Desde então, tem-se expandido para além do cinema, abarcando música, televisão, gaming e outras formas de expressão cultural.
Lisboa prepara-se, assim, para acolher um dos maiores festivais de cinema do mundo, oferecendo uma plataforma para o talento português brilhar no cenário internacional.