Fim do “Somos Portugal” Confirmado: TVI Prepara Substituição com Novo Formato
Após 13 anos de sucesso, o emblemático programa das tardes de domingo da TVI, “Somos Portugal”, vai chegar ao fim. Fanny Rodrigues confirma a notícia e expressa a sua emoção ao dizer adeus ao formato que marcou a televisão portuguesa.
O icónico programa “Somos Portugal”, que há mais de uma década tem sido um marco nas tardes de domingo da TVI, está prestes a despedir-se dos ecrãs. José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI, tomou a decisão de encerrar o formato e já convocou o apresentador Manuel Luís Goucha para liderar um novo projeto, cujo conceito ainda está por revelar. A notícia foi confirmada por Fanny Rodrigues, uma das apresentadoras, numa interação com um fã nas redes sociais.
Na sexta-feira, dia 4 de outubro, Fanny respondeu a um seguidor que a questionou sobre o fim do programa: “Fanny, é verdade que o ‘Somos Portugal’ acabou?”. A resposta da apresentadora não deixou dúvidas: “Ainda não acabou. Mas infelizmente vai acabar. Um programa que é ‘casa’ para muitas famílias. São 13 anos a ser casa. E não só para quem o vê. Também para quem o faz!”. Com estas palavras, Fanny Rodrigues expressou a tristeza pelo fim de um programa que, segundo ela, tem sido muito mais do que entretenimento, destacando o impacto que teve tanto nos espectadores como em quem fazia parte da equipa.
Fanny continuou a sua mensagem com elogios emocionados ao programa, sublinhando o legado deixado pelo “Somos Portugal” ao longo dos anos. “13 anos de história. De histórias. De começos. De recomeços. De sonhos. 13 anos a ser um bilhete postal. A ser um guia turístico no NOSSO PAÍS. De montra para milhares de negócios. De tradição. Cultura. Gentes… Milhares de quilómetros. Milhares de horas em direto. Com sol ou chuva. De 8 a 80. Enfim”, descreveu, numa clara homenagem ao formato que, além de promover o turismo e a cultura local, foi também uma plataforma de visibilidade para pequenos negócios e tradições nacionais.
Apesar dos elogios, Fanny não escondeu a tristeza e o descontentamento com o fim do programa, mostrando que esta despedida não será fácil. “Podia falar-vos do fim, mas não me apetece. Não gosto de fins e este para mim não será feliz, portanto…”, confessou a apresentadora, deixando claro o impacto emocional que esta decisão teve em si e, possivelmente, em toda a equipa.
O “Somos Portugal” não só acompanhou várias gerações de espectadores, mas também se tornou num verdadeiro fenómeno de popularidade, trazendo uma energia única aos domingos dos portugueses. Fanny aproveitou ainda para convidar o público a acompanhar os últimos momentos do programa: “Até lá, venham ver um programa ao vivo. Venham ver a magia da televisão. Venham ver como um programa de televisão é realmente popular, no terreno. Na terra onde está. Venham ver o ‘Somos’ a ser feito por mais de 100 pessoas. Ao vivo e a cores.”
Com o final do “Somos Portugal”, abre-se um novo capítulo na programação da TVI. A expectativa está agora voltada para o novo formato que substituirá o programa nas tardes de domingo, e que terá Manuel Luís Goucha como anfitrião. Contudo, para os fãs e para a equipa, o fim do “Somos Portugal” marca o término de uma era de proximidade com o público e de celebração da cultura portuguesa.
Veja a imagem abaixo:
