Uma casa com pouca arrumação pode ser um desafio, mas há truques que ajudam a criar um ambiente organizado. E uma das técnicas é usar o espaço vertical para ter mais arrumação em casa.
Esqueça a ideia de ter caixas sobre caixas a criar ruído visual, porque espaço vertical consiste em aproveitar as paredes para organizar e armazenar de forma harmoniosa todos os itens que temos, podendo ou não ficar escondidos. Desta forma, espaços que à primeira vista não têm utilidade, podem na verdade ser úteis e até servir de forma de decoração.
Segue as dicas e sabe onde encontrar aquilo de que precisa para colocá-las em prática e ter mais arrumação em casa:
1. Prateleira sobre prateleira
Esta é talvez a forma mais básica de usar o espaço vertical que temos em casa: sobrepor prateleiras. A ideia é ocupar uma parede com prateleiras, que podem ser usadas para colocar livros, no caso de uma sala, por exemplo, pratos se usares a regra na cozinha ou produtos de higiene na casa de banho.
2. Aproveitar o armazenamento de porta
Atrás das portas há apenas espaços negativos a que damos pouca atenção, mas na verdade têm um elevado potencial para arrumação. Pode colocar um espelho com armazenamento ou ganchos e cabides fáceis de encontrar.
3. Armazenamento de cabeceira
A cabeceira de uma cama pode ser uma mais-valia num quarto com pouca arrumação e, em caso de necessidade, uma forma de preencher uma parede vazia. Serve de decoração, mas mais importante ainda de arrumação. Pode optar por uma estrutura pronta à venda ou simplesmente colocar uma prateleira com divisórias ou várias estantes, tal como sugerimos na primeira dica.
4. Aproveitar uma divisória para ter mais arrumação em casa
E se em vez de um biombo, colocar uma estante que serve ao mesmo tempo de divisória entre espaços? Pode optar por uma simples ou uma outra com design mais original.
5. Usar os cantos da casa
Há estantes que parecem e são mesmo feitas para encaixar em certos cantos de uma casa. Não ocupam demasiado espaço, quase passam despercebidas e tanto podem ser funcionais para arrumação, como decorativas caso queira deixar à mostra objetivos com algum sentido estético. Tudo serve para ter mais arrumação em casa.
Adeus Desorganização!
Manter a casa sempre limpa e organizada pode ser aborrecido, mas é, ao mesmo tempo, essencial. Ter a casa ordenada é meio caminho andado para se sentir bem fisicamente e mentalmente e ter mais arrumação em casa. Para além da decoração e da forma como a casa está mobilada, conseguir que os ambientes estejam sempre na melhor versão deles próprios é a pedra basilar para poder usufruir de uma casa harmoniosa.
Estamos certos de que não há dona/o(s) de casas perfeita/o(s). As casas servem para serem vividas e não vale a pena sermos obsessivos. Haverá sempre alturas em que as coisas não estão como queremos. Porém, não devemos fazer disso um hábito.
*Não acumule objetos na perspetiva de que, no futuro, podem vir a ser úteis, é, em muitos casos, o princípio do caos, sobretudo em casas pequenas. Dito isto, o melhor que pode fazer é começar a desfazer-se daquilo que já não quer e não usa.
*Ter as crianças em casa é como ter a ameaça constante de que um tsunami pode começar! Lembre-se que de pequenino se torce o pepino, pelo que é essencial ensinar os seus filhos a arrumar o quarto. Mostre-lhes como se faz e compre caixas e cestos para facilitar a tarefa. Habitue-os a arrumar os brinquedos antes de irem dormir.
*Acabou de jantar e vai deixar os pratos para o dia a seguir? Não faça isso. Acumular só piora a situação. Pode não ter trabalho no preciso momento em que acaba de comer, mas depois terá a dobrar. O mesmo acontece com as outras divisões da casa. Deixar toalhas molhadas na casa de banho, atirar para a cadeira roupa lavada, não ajeitar as almofadas do sofá quando saímos dele, etc. Se tiver em atenção cada um destes detalhes, no fim-de-semana, a limpeza geral, será mais rápida.
*A cama deve arejar durante algumas horas, mas não vá dormir com ela desfeita. Quando se deita numa cama feita e com lençóis lavados não adormece muito mais rápido? Ah, pois é! Para além disso, lembre-se que a cama desfeita não beneficia esteticamente o quarto.
*A cozinha é uma divisão da casa na qual a ordem é primordial. Como já mencionado, lave sempre a louça depois de a usar ou arrume-a na máquina, deite fora caixas e pacotes vazios ou alimentos fora do prazo, desfaça-se de utensílios que já não use e aspire/varra o chão todos os dias depois de jantar.
*Lavar a roupa também pode ser um quebra-cabeças, sobretudo se a família for grande. É a roupa da mãe, do pai, do filho, da filha, e por aí fora. Rapidamente cresce a pilha de roupa para lavar e para passar e a tarefa parece não ter fim à vista. Se é este o seu caso, aposte em bons eletrodomésticos e escolha um espaço da casa para servir de lavandaria (pode ser uma pequena esquina da cozinha ou uma marquise) para arrumar todo o material neste local.
*As bancadas de uma cozinha também se convertem rapidamente no epicentro da desarrumação deste espaço. Vamos colocando sobre elas tudo e mais alguma coisa até nos darmos conta que já não temos sequer espaço para preparar os alimentos.
Toda a família deve ser envolvida nas tarefas domésticas. Se todos ajudarem, a casa ficará arrumada mais depressa. Parece óbvio, certo? Como já mencionado, deve incutir estes valores nos seus filhos e não deixar que ninguém fique à sombra da bananeira. Todos podem ajudar, mesmo que com tarefas mais simples, como pôr o lixo, pôr a mesa, dobrar roupa lavada, entre outras coisas e assim ter mais arrumação em casa.
*Acumular roupa um pouco por toda a casa é outro erro que não deve cometer. Não custa nada perder uns minutos a dobrar a roupa e a pendurá-la antes de ir dormir. Coloque a roupa suja nos cestos de roupa suja e a que ainda vai usar em cabides. É tão simples quanto isto.
Que dicas acrescentaria a esta lista para ter mais arrumação em casa? Partilhe connosco a sua opinião!
E siga-nos em rumores.pt e no nosso site