Fábia Rebordão foi a mais recente convidada do programa Alta Definição, da SIC, numa entrevista intimista conduzida por Daniel Oliveira…
A fadista abriu o coração e falou abertamente sobre um dos momentos mais desafiantes da sua vida: o diagnóstico de uma lesão neurológica rara e grave, que afetou gravemente a mobilidade da sua mão direita.
“É uma lesão neurológica que fez com que a minha mão ficasse… não é paralisada, mas não tenho o extensor da mão direita, [a mão] não abre”, contou, surpreendendo o apresentador e diretor de programas da SIC. Apesar da gravidade da situação, Fábia revelou que já se habituou à nova realidade: “Tenho sensibilidade térmica, consigo sentir tudo.”
O problema começou em julho do ano passado, num período especialmente difícil, já que a cantora é mãe de uma criança de dois anos. “Foi muito complicado. Não queria nada aceitar”, confessou. As dores começaram de forma repentina e intensa: “Comecei a ter uma dor muito forte, no Plexo Braquial, uma dor fortíssima no braço, e paralisou-me a mão. De repente, eu já não conseguia mexer a mão.”
Após várias consultas e exames, Fábia recebeu finalmente o diagnóstico de uma condição extremamente rara. “É mesmo muito raro. Há médicos que veem isto uma vez na vida ou nenhuma vez na vida, disse-me a minha fisiatra.” A artista teve de reaprender a realizar tarefas simples do dia a dia, agora com a mão esquerda. “Tive de aprender a fazer tudo com a mão esquerda”, explicou com coragem.
Conhecida não só pela sua poderosa voz no fado, mas também pela sua frontalidade, Fábia Rebordão já havia feito declarações marcantes sobre temas delicados, como a sua relação com o corpo e o peso. “Não acredito que existam gordinhos felizes, desculpem”, chegou a afirmar, recordando os tempos em que pesava 126 quilos.
A entrevista foi marcada por momentos de grande emoção e superação, revelando uma faceta até agora menos conhecida da artista. Fábia, que sempre demonstrou garra em palco, mostra agora que essa força se estende muito além da música.






