Alexandre Monteiro: “Eu avisei! Infelizmente, ainda há quem não queira ouvir. Antecipar é poder!”
O especialista em comportamento humano, Alexandre Monteiro, esteve recentemente na TVI antes do jogo entre Portugal e França, que terminou em derrota para a seleção nacional nos penáltis. Agora, Alexandre Monteiro partilhou um vídeo onde reafirma as suas previsões com a legenda: “Eu avisei! Infelizmente, ainda há quem não quer ouvir. Antecipar é poder!”
No vídeo, Monteiro comenta sobre o comportamento dos jogadores portugueses, destacando particularmente João Félix. “O que é anormal é, por exemplo, o João Félix não ter qualquer ou muito poucos sinais de tensão”, afirmou o especialista. Em contraste, sobre Cristiano Ronaldo e Pepe, Monteiro observou: “Quando eles entram no autocarro, cumprimentam as pessoas e nota-se esta experiência, esta tranquilidade, apesar de esconderem a ansiedade e o nervosismo pela tensão mandibular. Há sempre muita tensão aqui quando há este nervosismo.”
Monteiro acrescentou ainda: “Muitos lábios pressionados indicam muito stress, e isto está de acordo com o contexto. Não é nada de estranho, não é nada de anormal, é muita tensão. O que é anormal é, por exemplo, o João Félix não ter qualquer ou muito poucos sinais de tensão. Isto é que não é muito normal.”
A análise de Alexandre Monteiro revela as subtilezas dos comportamentos e expressões dos jogadores antes do jogo crucial, destacando a importância de antecipar e compreender as emoções humanas em momentos de alta pressão.