A jornalista Dina Aguiar, um dos rostos mais conhecidos da RTP, viu o seu futuro na televisão pública ser posto em causa ao completar 70 anos.
A lei portuguesa estabelece que os trabalhadores públicos com mais de 70 anos precisam de autorização da administração para continuar a trabalhar. No caso de Dina Aguiar, a sua colaboração com a RTP passou a ser renovada de seis em seis meses.
“A minha colaboração passa por um acordo de 6 em 6 meses“, confirmou a jornalista à revista TV Guia. “Para já, o entendimento é para continuar, mas tudo pode mudar de um dia para o outro.“
Dina Aguiar mostra-se serena com a situação, mas admite que “há vida para além da televisão“. No entanto, garante que, por enquanto, quer continuar a chegar diariamente à casa dos portugueses.
A jornalista não é a única a ser afetada por esta lei. Outros colegas da RTP, como Luísa Castel-Branco, já foram dispensados por terem atingido os 70 anos.
O caso de Dina Aguiar também não é único no setor privado. Henrique Garcia, antigo pivô da TVI, foi impedido de continuar a trabalhar no canal por ter chegado aos 70 anos.
A lei portuguesa que obriga os trabalhadores públicos com mais de 70 anos a obter autorização da administração para continuar a trabalhar tem sido criticada por vários sindicatos, que a consideram discriminatória.