“Presidente da câmara? Talvez daqui a 12 anos”
Toy, o conhecido cantor português, mostrou mais uma vez a sua versatilidade ao aceitar um novo desafio. Desta vez, o artista uniu-se à Novo Verde, entidade responsável pela recolha e reciclagem de embalagens, para protagonizar uma campanha de sensibilização e educação ambiental. A ação, intitulada “Reciclar É A Nossa Praia”, levou Toy até à Praia da Figueirinha, em Setúbal, onde gravou um videoclipe com o hino da campanha, uma recriação do seu sucesso “Coração Não Tem Idade”.
Em declarações à NOVA GENTE, Toy expressou a sua satisfação por fazer parte desta iniciativa. “Foi muito interessante por dois motivos. Primeiro, por se lembrarem de mim, porque é sempre gratificante; e segundo, porque é uma causa nobre que se relaciona com o bem-estar dos nossos filhos e netos no futuro. Preocupa-me o que os meus filhos, netos e bisnetos vão viver”, afirmou o cantor, destacando a importância de preservar o meio ambiente para as gerações futuras.
Sobre a criação da música para a campanha, Toy revelou que o processo foi simples e fluido. “Pedi as palavras-chave e, a partir daí, foi mais fácil. É uma questão de prática com a métrica e as sílabas. Estou curioso para ver o resultado final do videoclipe”, disse, mostrando-se entusiasmado com o projeto.
Durante a gravação na Praia da Figueirinha, Toy foi amplamente reconhecido pelos veraneantes, que o abordaram com a simpatia que já lhe é característica. “Eu dificilmente vou à praia em Portugal devido à agenda de concertos no verão, e quando vou de férias, costumo escolher destinos onde seja verão nessa altura. Mas é sempre fantástico ver como os portugueses estão em todo o lado”, comentou.
Apesar de estar envolvido em vários projetos musicais e com uma agenda de espetáculos bastante preenchida, Toy não descarta a possibilidade de, no futuro, se dedicar à vida política. O cantor, natural de Setúbal, confessou ter a ambição de se candidatar a presidente da câmara da sua cidade natal, embora veja essa possibilidade ainda distante. “Conheço bem a minha cidade e acredito que tem grande potencial. Talvez daqui a 12 anos, quem sabe”, referiu, assegurando que, por enquanto, prefere focar-se na sua carreira musical.
Para já, Toy continua a dedicar-se de corpo e alma à música, mas com a consciência de que poderá, no futuro, dar o seu contributo à sua terra natal de outra forma. Até lá, o cantor mantém-se empenhado em entreter e sensibilizar o público, agora também através de campanhas ambientais.