Dartacão e os Três Moscãoteiros o recordar de uma geração…
Recorda-se de o pequeno Dartacão? Esta série estreou em Portugal em 1983 aos Sábados de manhã. Rapidamente tornou-se num sucesso sendo repetida várias vezes na RTP. No inicio dos anos 90 voltou a repetir na RTP e também repetiu na TVI em 1995.
Vamos conhecer um bocado da história do Dartacão e os Três Moscãoteiros:
A série foi criada por Claudio Biern Boyd. Os 26 episódios foram produzidos em 1981 pela espanhola BRB internacional e a japonesa Nippon animation.
“Dartacão” é uma adaptação fiel do romance de Alexandre Dumas, “Os três mosqueteiros”, embora tenha alguns pormenores diferentes tais como os protagonistas serem cães, ou a amada do protagonista chamar-se Julieta em vez de Constance.
Alexandre Dumas nasceu em Villers-Cotterêts a 24 de julho de 1802 e faleceu em Puys a 5 de Dezembro de 1870. Seu nome de baptismo era Dumas Davy de la Pailleterie. Nasceu na região de Aisne, próximo a Paris. Era neto do marquês Antoine-Alexandre Davy de la Pailleterie e de uma escrava (ou liberta, não se sabe ao certo) negra, Marie Césette Dumas. Seu pai foi o General Dumas, grande figura militar de sua época.
Dumas começou por escrever artigos para revistas e também peças para teatro como Henrique III e sua Corte ou Christine. Apesar de ganhar bem, tinha uma vida extravagante, ou seja, gastava mais do que ganhava. Em 1840, casou-se com uma actriz, Ida Ferrier, mas continuou a manter seus casos com outras mulheres, sendo pai de pelo menos três filhos fora do casamento. Um desses filhos, que recebeu o seu nome, seguiria seus passos na carreira de novelista e escritor de peças teatrais.
Entre as suas obras estão romances como, “O Conde do Monte Cristo”, “A dama das Camélias”, “A túlipa negra”, e claro “Os três mosqueteiros”. O romance “Os três mosqueteiros” é o primeiro de uma trilogia, o 2º é “Vinte anos depois” e por último “O Visconde de Bragelonne”.
O que conta a história Dartacão e os Três Moscãoteiros? Senão se lembra leia abaixo o que temos para si:
A história começa no ano de 1625 na Gasconha quando Dartacão parte para França para se tornar num Moscãoteiro. No caminho conhece a dama Julieta(Aia da Rainha) por quem fica apaixonado. Já em Paris conhece os famosos três moscãoteiros da guarda de sua majestade, Dogos, Mordos e Arãomis.
Apesar de alguns desentendimentos rapidamente tornam-se amigos. Juntos vão combater o Primeiro Ministro o Cardeal Richelião e os seu comparsas.
Os Episódios com que conta a série, são 26:
1-A viagem de Dartacão
2-O misterioso cavaleiro do bigode preto
3-Paris, a capital da fantasia
4-Os moscãoteiros invencíveis
5-Sr. de Tréville, o capitão dos três moscãoteiros
6-Dartacão contra os três moscãoteiros
7-Luís XIII, o Justo
😯 segredo de Julieta
9-O sequestro de Julieta
10-A grande evasão
11-Milady hipnotizadora
12-Dartacão apaixonado
13-A estreia de Pom
14-À procura de Julieta
15-A grande lição de Dartacão
16-Diamantes ou lágrimas da rainha
17-Aventura em Londres
18-Depressa, antes que toque a valsa
19-A grande prova
20-Dartacão e o Falcão Azul
21-O misterioso barco pirata
22-Dartacão na selva
23-Não toques os sinos
24-O falso conde de Rocãoforte
25-O veneno de Milady
26-Parabéns, moscãoteiro Dartacão
Veja o primeiro e o segundo episódio que temos para si. Os outros pode procurar no youtube para ver o resto da história de encantar o coração de qualquer um:
Espero que tenha gostado tanto como eu de entrar de novo no mundo do famoso Dartacão e os Três Moscãoteiros. Conto consigo para uma próxima viagem pelo passado? Até breve e delicie-se na sua infância.