A atriz Custódia Gallego, de 65 anos, atravessa uma fase difícil da sua vida devido à saúde da sua mãe, que tem 98 anos e sofre de demência…
Recentemente, a atriz foi forçada a abandonar os Globos de Ouro mais cedo devido a um problema grave de saúde familiar.
A situação delicada fez com que Custódia deixasse o evento de prestígio, e, em entrevista à comunicadora, explicou os motivos dessa decisão.
“Tive de sair porque estava com um problema grave familiar. A minha mãe não estava bem”, revelou a atriz, acrescentando que, apesar de ter uma cuidadora disponível 24 horas por dia, a situação estava a escapar ao controle e ela recebeu diversas mensagens preocupantes durante o evento.
Custódia Gallego tem dedicado o seu tempo a cuidar da mãe, que, devido à sua condição de saúde, sofre de lapsos de memória.
“A demência é isso mesmo. Há memória que estão destruídas, outras por vezes aparecem. Por exemplo, a minha mãe por vezes lembra-se de mim, outras não”, contou.
O sofrimento de ver um ente querido com uma doença tão devastadora tem sido um grande desafio para a atriz, que compartilhou com a TV Guia a dificuldade emocional de ver uma figura tão importante da sua vida a sofrer.
“É um familiar de que gosto muito e com quem partilhei muitos dias de vida, que está a sofrer”, disse, mostrando a dor de quem se vê impotente diante da deterioração cognitiva de um familiar próximo.
Apesar das dificuldades, Custódia Gallego tem procurado estar presente na medida do possível, oferecendo apoio físico e emocional à mãe sempre que as circunstâncias permitem.
“Ajudo quando posso, com carinho físico, mas presença apenas quando posso”, afirmou a atriz, refletindo sobre as limitações de quem tem uma agenda atribulada e, ao mesmo tempo, precisa lidar com as necessidades de um ente querido com uma doença tão exigente.
A atriz também expressou a sua preocupação sobre o futuro, questionando-se se a sua própria saúde será afetada pela demência, dado que a condição da mãe pode ter uma componente hereditária.
“Penso nisso claro. Até porque não averiguei e nem sei se quero”, revelou, admitindo que a possibilidade de desenvolver a mesma doença a faz refletir sobre o futuro.
“Sei que há muitas destas doenças, que o são, e não sei como lidaria ao saber isso”, confessou, destacando a complexidade emocional de lidar com a saúde de um familiar e com o medo do que pode vir a acontecer consigo.
Esta fase difícil tem sido um teste para Custódia Gallego, mas a atriz tem mostrado grande coragem ao enfrentar a situação com dignidade e o máximo de carinho possível.
Ao falar abertamente sobre a sua experiência, ela lança luz sobre o sofrimento que muitas famílias enfrentam com o avanço das doenças neurodegenerativas, mostrando que a luta contra a demência também é um ato de amor e dedicação.