O braço-de-ferro continua entre ambos…
José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI, tem implementado uma estratégia clara e determinada para o canal, apesar de algumas resistências internas. Uma das mudanças mais notórias foi o retorno de Cristina Ferreira às manhãs da estação, um horário que ela havia dito que nunca mais voltaria a ocupar.
Moniz aproveitou a gravidez de Maria Botelho Moniz para concretizar o plano, colocando Cristina, mesmo contrafeita, de volta ao programa “Dois às 10” ao lado de Cláudio Ramos.
Cristina acreditava que a sua passagem pelas manhãs seria temporária, limitada à licença de maternidade de Maria Botelho Moniz, mas Moniz tinha outros planos.
Ao invés de devolver Maria ao horário matutino, a TVI decidiu transferi-la para as tardes, mantendo Cristina Ferreira e Cláudio Ramos nas manhãs. Essa decisão sublinha a postura firme de Moniz, que reiterou na apresentação da nova grelha da TVI que nenhum programa ou apresentador tem “raízes de betão”. Ele foi claro ao dizer que tudo na oferta do canal pode ser questionado ou alterado, independentemente do estatuto dos envolvidos.
A estratégia de Moniz revela uma visão flexível e ajustável, com foco na competitividade e no desempenho da grelha televisiva, mesmo que isso envolva contrariar as expectativas de alguns dos principais rostos da estação.