Agitação marítima severa obriga ao cancelamento de viagens marítimas e deixa toda a região sob alertas do IPMA
A costa norte da ilha da Madeira está, desde esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à forte agitação marítima. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperadas ondas provenientes do quadrante noroeste com alturas médias entre cinco e seis metros, podendo atingir picos máximos de até 11 metros.
Este aviso laranja estará em vigor pelo menos até às 06h00 de quinta-feira, altura em que será rebaixado para aviso amarelo. Mesmo assim, a situação continuará a exigir atenção, com ondas previstas entre quatro a cinco metros ao longo do dia. A costa sul da Madeira e a ilha de Porto Santo encontram-se também sob aviso amarelo devido ao mesmo fenómeno.
A severidade do estado do mar já teve consequências práticas, nomeadamente o cancelamento das ligações marítimas entre a Madeira e o Porto Santo. A empresa Porto Santo Line informou que as viagens previstas para esta quarta-feira, às 08h00 (do Funchal) e às 20h00 (do Porto Santo), foram canceladas por motivos de segurança. Como alternativa, foram agendadas viagens extra para sexta-feira, 2 de maio, com partidas adicionais do Funchal às 08h00 e 19h00, e regresso do Porto Santo às 12h00 e 22h30.
Além da agitação marítima, toda a Região Autónoma da Madeira está sob aviso amarelo até às 18h00 devido à previsão de aguaceiros, alguns fortes e pontualmente acompanhados de trovoadas. O vento também está na origem dos alertas: esperam-se rajadas que podem atingir os 75 km/h nas costas norte e sul da ilha da Madeira e na ilha do Porto Santo.
As autoridades aconselham a população a evitar zonas costeiras expostas e a seguir todas as indicações da Proteção Civil e das Capitanias locais. Este tipo de fenómenos são típicos em períodos de transição de estação, mas a sua intensidade exige especial precaução, principalmente por parte de pescadores, surfistas e operadores turísticos.





