Catarina Furtado é uma das mulheres portuguesas que mais combate o racismo e injustiça.
A apresentadora da RTP é conhecida pelas suas viagens, tanto de conhecimento como de intervenção junto das mais variedades comunidades pelo mundo inteiro.
Tem um papel preponderante no combate ao racismo e principalmente à ignorância que o gera.
Ao longo dos anos, das suas mais variadas ações surgiram momentos e memórias, muitas delas registadas fotograficamente que a marcaram assim como a todos os intervenientes que participaram nas suas palestras e formações.
Hoje foi dia de Catarina Furtado ATACAR o racismo e fê-lo de uma forma maravilhosa, partilhando uma foto encantadora de uma maravilhosa memória dela:
“O racismo existe.
Escolhi esta fotografia demasiado óbvia e que representa no fundo um estereótipo mas ela relembra-me um momento feliz de uma das minhas mais recentes palestras nas escolas.
Mais do que nunca precisamos de lembrar e relembrar o que há 75 anos foi ditado na Declaração Universal dos Direitos Humanos: todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos com potencial de participar na construção e no desenvolvimento das sociedades, independentemente da sua religião, etnia, género, cor da pele, estrato social, orientação sexual, nacionalidade ou lugar onde nasceram.
Esta semana assinalou -se o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Tod@s podemos contribuir para esse objetivo, não ignorando o racismo!
Se estivermos perante actos ou discursos racistas, temos de intervir.
As vítimas de racismo têm a sua vida limitada com menos acesso à educação, a oportunidades de emprego, cuidados de saúde, habitação digna, alimentação e tratamento igual perante a Justiça.
Para além da discriminação que tantas vezes chega através de olhares ou palavras que ferem e atiçam a violência.
É necessário conhecer, aprender e educar para combater a ignorância?”