Descubra os detalhes surpreendentes sobre o processo de casamento, gravações e regras impostas aos participantes do reality show da SIC
O programa Casados à Primeira Vista, transmitido pela SIC e conduzido por Diana Chaves, continua a conquistar a atenção dos portugueses. No entanto, muito pouco se sabia até agora sobre os bastidores do formato. Recentemente, foram reveladas informações surpreendentes sobre o funcionamento interno da experiência social, desde a preparação do casamento até às regras de convivência dos participantes.
Segundo informações divulgadas pela revista Nova Gente, os noivos são informados do casamento com pouquíssima antecedência. Em alguns casos, os participantes ficaram a saber que iriam casar apenas três dias antes da cerimónia. Além disso, não têm qualquer controlo sobre os aspetos do casamento: nem o local, nem o menu, nem a decoração são escolhidos por eles. São apenas apresentadas várias opções e podem, dentro do que lhes é proposto, indicar uma preferência.
No que toca aos convidados, a produção não impõe um número exato, mas espera-se contenção. Levar 50 pessoas, por exemplo, está completamente fora de questão. A única exigência é que todos se apresentem com vestuário adequado à ocasião. Mesmo os detalhes mais pessoais, como os fatos dos noivos, são controlados pela produção, sendo que os participantes apenas escolhem entre sugestões previamente selecionadas.
Durante a lua-de-mel, os recém-casados não estão sozinhos. São acompanhados por uma pequena equipa de filmagens — operador de câmara, técnico de som e produtor — mas as gravações limitam-se a cerca de oito horas diárias. Fora desse horário, os noivos têm liberdade total: podem usar os seus telemóveis, contactar familiares e até fazer programas separados, sem qualquer imposição da produção.
Apesar de se tratar de um reality show, os participantes não seguem guiões nem são orientados quanto às reações ou falas. Segundo fontes da produção, a equipa da Shine Iberia e da SIC faz todos os esforços para garantir o bem-estar dos envolvidos. Antes de entrarem no programa, todos os candidatos passam por uma bateria de exames médicos e análises clínicas, tal como acontece noutros formatos televisivos. Um conjunto de regras e liberdade equilibrada que tornam o Casados à Primeira Vista um formato único e, agora, mais transparente aos olhos do público.