Vina Ribeiro, na sua função de líder da casa no “Desafio Final” desta semana, enfrentou um desafio durante a emissão especial de segunda-feira, 5 de fevereiro: substituir um dos concorrentes já nomeados por outro que estava protegido.
A sua escolha foi trocar Joana Taful por Carlos Sousa, o que alterou os concorrentes em risco de expulsão para esta semana, passando a incluir Bárbara Parada, Bruno Savate, Carlos Sousa, Miguel Vicente e Noélia Pereira.
A decisão de Vina Ribeiro foi elogiada por da comentadora Inês Simões no programa “Extra” do “Desafio Final”. Inês começou por comentar que, embora Vina inicialmente pretendesse salvar Noélia, acabou por não o fazer: “Acho que esta jogada da Vina foi de mestre. Acho que ela aqui foi muito estratega. Vai para além da amizade, da proximidade que ela tem com a Noélia, eu acho que ela aqui fez uma jogada de mestre“.
Inês Simões explicou em seguida: “Porque se ela tivesse mantido a Joana Taful, apesar da Joana se ter diferenciado bastante nos votos contra o Rafael, acho que a Joana seria das mais fracas deste leque e teria a possibilidade de sair. E ela assim acaba por colocar os concorrentes que são mais fortes e um deles vai ter que sair. Temos aqui um trio: o Miguel Vicente, o Bruno Savate e a Noélia, para mim são os três mais fortes e os restantes também. Vai gerar aqui muita curiosidade à volta de quem vai sair no próximo domingo“”.