Apresentador revela medo de alzheimer e descobre que sintoma é da…
Ana Marques, a conhecida apresentadora da SIC, abriu o coração sobre um período de preocupação intensa com sua saúde mental, temendo que estivesse a desenvolver Alzheimer. Aos 53 anos, a comunicadora revelou que o receio de sofrer com a doença, especialmente devido a casos familiares, levou-a a pensar que poderia estar a perder a memória precocemente. No entanto, depois de uma conversa esclarecedora com Júlia Pinheiro, que estreou um programa sobre a menopausa, Ana Marques descobriu que o que estava a enfrentar eram, na verdade, os sintomas da menopausa.
Em uma participação no programa Casa Feliz, Ana Marques compartilhou o seu desconforto com a perda de memória e a dificuldade em encontrar palavras certas durante o seu trabalho. “Andava preocupada e a Júlia disse: ‘Oh, filha! Isso é a névoa da menopausa’”, contou a apresentadora. A revelação foi um alívio para Ana, que associava os problemas de memória à sua preocupação com o Alzheimer, pois tem antecedentes familiares da doença. “Pensava que tinha de ir fazer um teste, achava que tinha Alzheimer dos 50 anos”, confessou, aliviada ao saber que os sintomas eram causados pela menopausa.
Os efeitos da menopausa, especialmente em relação à memória e ao foco, têm sido um tema crescente de conversa nas últimas décadas, com muitas mulheres experienciando dificuldades cognitivas devido às alterações hormonais. Ana Marques explicou como esse processo interferiu diretamente na sua vida profissional, afetando a sua capacidade de se concentrar e até de apresentar os seus programas. “Já me aconteceu em direto ter um texto para ler e não conseguir. Ninguém me podia ajudar, era mesmo incapacidade dos meus neurónios, por deficiência hormonal”, disse, refletindo sobre os momentos de aflição em que se sentiu impotente diante das dificuldades cognitivas.
A menopausa, frequentemente associada apenas a sintomas físicos como suores e alterações de humor, tem um impacto significativo na saúde mental e emocional das mulheres. Ana Marques foi uma das muitas mulheres a compartilhar a sua experiência, ajudando a desmistificar as dificuldades cognitivas associadas a esta fase da vida. O alívio por saber que o seu problema estava relacionado com a menopausa, e não com uma doença neurodegenerativa, permitiu-lhe retomar a sua vida com mais serenidade.
Ao partilhar a sua experiência pessoal, Ana Marques tornou-se uma voz importante na consciencialização sobre os efeitos da menopausa na saúde mental das mulheres. Com mais visibilidade e discussões abertas, como a que teve com Júlia Pinheiro e Diana Chaves, espera-se que mais mulheres possam sentir-se encorajadas a buscar apoio médico e psicológico durante esta fase natural da vida, sem o estigma associado a problemas de memória e cognição.