O concurso contou com 84 participantes de todo o mundo.
A modelo portuguesa Marina Machete, de 28 anos, foi uma das 20 semifinalistas do concurso Miss Universo 2023, que se realizou na noite de quinta-feira, 18 de novembro, em San Salvador, El Salvador. Machete foi a primeira mulher transgénero a representar Portugal no maior evento de beleza do mundo, e a terceira na história do concurso.
Machete, que é natural de Palmela, distrito de Setúbal, conquistou o título de Miss Universo Portugal 2023 no dia 5 de outubro, em Borba, no distrito de Évora, superando outras 16 candidatas. Ela também foi a vencedora do prémio Miss Beautifully Confident, atribuído à candidata que gerou mais atividade nas redes sociais antes do evento.
No Miss Universo 2023, Machete desfilou em traje típico, inspirado na cultura portuguesa, em traje de banho, e em traje de gala, um vestido vermelho com uma longa cauda. Ela recebeu elogios do público e dos jurados pela sua beleza, elegância e simpatia, e conseguiu entrar no grupo das 20 melhores, entre as 84 concorrentes de todo o mundo.