Há 19 anos, Portugal perdia tragicamente Francisco Adam, o carismático Dino da série juvenil “Morangos com Açúcar”. A sua morte precoce, aos 22 anos, num acidente de viação, deixou uma marca indelével numa geração que cresceu com as suas divertidas peripécias e o seu sorriso contagiante
A manhã de Páscoa de 16 de abril de 2006 ficou para sempre gravada na memória dos portugueses com a notícia da morte de Francisco Adam, vítima de um despiste fatal em Alcochete. O jovem ator, que se tornou um ídolo juvenil na pele do hilariante e charmoso Dino na segunda e terceira temporadas de “Morangos com Açúcar”, deixou órfãos milhares de fãs. No acidente, que vitimou também um dos passageiros semanas depois, seguia ainda o melhor amigo de Francisco, Filipe Diegues, que, apesar de não usar cinto de segurança, sobreviveu com ferimentos ligeiros. O seu relato dramático dos momentos após o embate num eucalipto, que ainda hoje é um local de homenagem pelos fãs, evidencia a brutalidade do acidente e a impotência perante a perda do amigo.
A notícia da morte de Francisco Adam abalou o elenco e a produção de “Morangos com Açúcar”, que tiveram de encontrar uma forma sensível de dar um adeus à personagem de Dino. A solução encontrada foi uma cena emocionante onde Dino preparava uma surpresa romântica para Susana (interpretada por Diana Chaves) num balão de ar quente. Contudo, a personagem partia sem a amada, deixando-a em lágrimas e sem entender a sua partida. Num gesto simbólico e tocante, um boné laranja, a cor favorita de Francisco Adam, surgia dos céus, sendo acolhido por Susana e pelos restantes colegas, vestidos com peças da mesma cor, numa homenagem sentida ao ator.
Na época do trágico acidente, Francisco Adam namorava com a apresentadora Carolina Patrocínio. O relacionamento, que durou cerca de cinco meses, foi interrompido abruptamente pela tragédia. Apesar do curto período de tempo, a apresentadora recordou o ator com carinho e emoção, afirmando na altura: “Vivo com uma estrela a proteger-me”. A sua declaração demonstra o impacto que Francisco Adam teve na vida daqueles que o conheceram e amaram.
Apesar de terem passado 19 anos desde a sua partida, Francisco Adam continua vivo na memória de uma geração. O seu Dino, com o seu humor peculiar e a sua energia contagiante, marcou a adolescência de muitos jovens portugueses. As homenagens nas redes sociais e as visitas ao local do acidente comprovam o carinho e a saudade que perduram. Francisco Adam, o eterno Dino de “Morangos com Açúcar”, deixou uma marca indelével na televisão portuguesa e no coração dos seus fãs, que jamais o esquecerão.